R. Felisberto Ataíde, S/N, São Miguel dos Milagres, AL

Instituto Yandê participa de construção de cartilha sobre Conselhos Ambientais

Material didático “Como criar e gerir um Conselho Municipal de Meio Ambiente?” teve contribuição da bióloga e integrante do Yandê, Carolina Neves

Criar e gerir um Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) não é uma tarefa fácil. Quem se envolve na causa ambiental, precisa lidar com obstáculos que interferem na implantação de políticas públicas efetivas e traçar estratégias e articulações bem definidas para obter avanços na cidade e região. Pensando nisso, conselheiros do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), APA Costa dos Corais e Projeto TerraMar elaboraram a cartilha uma educativa que reúne diversas orientações sobre a temática. O projeto teve participação e organização da integrante do Instituto Yandê, Carolina Neves, bióloga, educadora ambiental e conselheira do ICMBio.

O material didático lançado em junho é resultado de um trabalho de anos e está disponível de forma gratuita aqui. A cartilha conta com cerca de 70 páginas de conteúdo, dividido em três capítulos que abordam qual o papel de um Comdema e como fundar um. Além disso, o material também traz dicas práticas e exemplos de arquivos essenciais no planejamento, organização e manutenção do Conselho, e explicações para um embasamento geográfico e político sobre a região de Área de Proteção Ambiental (APA) dos Corais.

Carolina Neves destacou a participação do Yandê no processo de construção da cartilha. “Participamos da criação da cartilha desde sua concepção, como conselheiros da APA Costa dos Corais. Fomos a reuniões, fizemos levantamentos sobre a atuação dos COMDEMAs da região e por fim, participamos da elaboração da cartilha”, explica.

Segundo Neves, o material pode trazer impactos positivos para o fomento da responsabilidade social ambiental. “Acreditamos que a utilização desta ferramenta poderá fortalecer a gestão ambiental municipal e envolver a comunidade de maneira ativa na conservação ambiental”, diz.

A iniciativa parte da equipe do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, que abrange 12 municípios nos estados de Alagoas e Pernambuco, com o objetivo de incentivar a participação social nas discussões sobre o complexo ambiental que integra cada um dos municípios brasileiros. Com isso, a ideia é que o cidadão possa ser um agente ativo nas discussões e interferências sobre o meio ambiente.

Yandê e meio ambiente

Ações voltadas para a conscientização ambiental são um dos principais pilares que movem o Instituto Yandê, principalmente na região da APA dos Corais, pólo da entidade. Desde a sua criação, há 10 anos, mais de 300 condutores de visitantes foram capacitados através do curso de conduta responsável, promovido em Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

A iniciativa tem o propósito de incentivar a conduta responsável e promover o turismo consciente na região da APA dos Corais, nos municípios de Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira e Maceió.

Leave a comment