R. Felisberto Ataíde, S/N, São Miguel dos Milagres, AL

Biblioteca Yandê

Incentivo à Leitura

A Biblioteca Comunitária do Yandê, fundada em 2016, têm promovido ações de educação, da arte e da cultura. Hoje a biblioteca conta com mais de 2.000 exemplares, todos doados por pessoas e empresas que acreditam no nosso trabalho e no potencial da leitura na vida das pessoas.

Desde a abertura da biblioteca, já foram emprestados mais de 600 livros para crianças, jovens e adultos dos municípios de São Miguel dos Milagres e de Porto de Pedras, que além dos empréstimos, utilizam o espaço para leitura, acesso a internet e realização de trabalhos escolares.

O espaço fica aberto todas as manhãs, de segunda a sexta-feira.

 

 

 

 

 

 

Projeto de Leitura, Produção de Texto e Contação de Histórias. 

Há alguns anos atrás, no Povoado do Toque, São Miguel dos Milagres, litoral norte de Alagoas, um grupo de 10 crianças, passou a conviver com a leitura de uma maneira singular. Mesmo com as dificuldades de acervo naquela época e do pequeno espaço físico, mundos foram conhecidos e horizontes foram ampliados no contato com os livros de literatura infanto juvenil, que eram levados para casa, para embalar o sono ou mesmo para deleite das horas vagas junto a irmãos menores e suas famílias. Tempos depois, já contavam as histórias que liam ou que buscavam, da boca dos contadores e contadoras locais.

E um dia, de tão sensibilizados que estavam, tiveram vontade de escrever as suas próprias histórias, o seu próprio texto, num processo de identidade pessoal com as palavras e as imagens. Nasceram assim gradativamente, livros de pano, de autoria de texto e imagem do próprio grupo, que no fim contava com 30 crianças.

 

Formação de leitura e contação de história

Pensando em contribuir com as bibliotecas da Rota Ecológica, o Yandê promoveu formação de leitura e contação de histórias, ministrada pela atual Diretora do Conselho Deliberativo e Sócia Fundadora, Geisa Andrade. 

A formação tem o intuito de preparar os funcionários das bibliotecas públicas da região, para apresentar o mundo literário para os frequentadores, por meio da leitura e contação das histórias.

As participantes puderam aprender sobre organização e dinamização de acervo, como contar e escolher histórias, de acordo com a faixa etária do público e além disso, adquiriram mais fluidez ao exercitar a leitura.

As participantes hoje, levam os ensinamentos para dentro das bibliotecas nas quais estão inseridas.

0
$
ARRECADADO
0
$
ALVO