R. Felisberto Ataíde, S/N, São Miguel dos Milagres, AL

Dia Mundial do Meio Ambiente: Pesquisadora da UFAL e Diretora-executiva do Instituto Yandê participa de documentário que aborda protagonismo feminino na conservação ambiental

Texto de Mácio Amaral

Foto: João Marcos Rosa (@‌mulheresnaconservacao)

Comemorado neste dia 05 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade de refletir sobre a conservação da biodiversidade brasileira e a conscientização sobre a importância de um desenvolvimento sustentável. Uma das pesquisadoras que têm dedicado esforços a essas pautas é a Dra. Bárbara Pinheiro, que atualmente estuda a contribuição dos estuários no processo de acidificação costeira e os efeitos nos ambientes recifais adjacentes na APA Costa dos Corais, e também atua como diretora-executiva do Instituto Yandê, é uma das protagonistas do documentário “Mulheres na Conservação”.

O documentário, produzido pela Tocha Filmes, e dirigido pela jornalista Paulina Chamorro e pelo fotógrafo João Marcos Rosa apresenta um recorte do universo feminino que está à frente de ações e estudos sobre Conservação e Meio Ambiente no Brasil. A obra foi exibida durante o lançamento do 6º relatório da conservação da biodiversidade brasileira, em Brasília, que contou com a participação da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Durante a exibição do documentário, Bárbara Pinheiro teve a oportunidade de compartilhar suas experiências e visões sobre a conservação ambiental. “Poder estar aqui representando o potencial e a luta de mulheres negras e nordestinas no início de carreira é uma grande honra e responsabilidade. Eu acredito que Conservação se faz junto com as pessoas, precisamos mobilizar a sociedade para olhar para o oceano, e entender que a vida no planeta só é possível por conta dele”, disse.

O evento teve a participação de representantes de diversos órgãos de conservação ambiental, como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O relatório da conservação da biodiversidade brasileira traz informações valiosas sobre o estado atual dos ecossistemas e espécies no país, além de apontar desafios e propor soluções para a preservação ambiental. É uma ferramenta essencial para embasar políticas públicas e ações voltadas à conservação da natureza.

A participação de Bárbara Pinheiro no documentário “Mulheres na Conservação” e sua presença no lançamento do relatório ressaltam o compromisso do Instituto Yandê com a proteção ambiental e o empoderamento das mulheres nesse campo. O documentário será exibido em sessão especial hoje na Mostra Ecofalante de Cinema em São Paulo, e esperamos poder trazer para o publico alagoano durante o circuito Penedo de Cinema.

Sobre o Yandê

O Instituto Yandê é uma Organização da Sociedade Civil que tem a educação, cultura e meio ambiente como tripé de atuação, criando e implementando projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região da APA dos Corais. O Yandê tem o apoio do Movimento Bem Maior, Phomenta e Instituto Phi.

Leave a comment