R. Felisberto Ataíde, S/N, São Miguel dos Milagres, AL

Sobre nós

Crescer Juntos

Essa é a proposta do Instituto Yandê, ONG criada em 2012 por grupo de moradores dos municípios de Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, no litoral norte de Alagoas.
Iandê, em tupi-guarani, quer ao mesmo tempo dizer nós e nosso. Com o y no lugar do i, a palavra acrescenta ao seu significado o adjetivo grande. Um grande nós, um imenso corpo coletivo com o desejo de crescer em harmonia com o meio em que vive. Essa é a ideia por trás do Instituto Yandê, organização não-governamental criada em 2012 por um grupo de moradores dos municípios de Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.
O objetivo do Instituto Yandê é criar e implementar projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável de uma região com forte apelo turístico, mas que ainda possui carências relacionadas não só à população local (saúde, educação, formação de mão de obra e geração de renda) como também à fiscalização e preservação de seu principal atrativo: a natureza. As ações promovidas pelo Instituto Yandê junto às comunidades dos três municípios estão divididas em três frentes de trabalho: educação, cultura e meio ambiente.

Educar para crescer

A formação da cidadania e a consequente inclusão social passam necessariamente pela educação. Por isso, entre as metas do Instituto Yandê está elaborar, implantar, desenvolver programas, pesquisas e projetos voltados para: 1) incentivo à pratica de leitura de crianças, jovens e adultos; 2) inclusão digital como complemento ao acesso à informação; 3) formação e aprimoramento de mão de obra qualificada, conhecimentos e habilidades através de cursos técnicos e oficinas em parceria com Senac e Sebrae; 4) capacitação de professores do ensino infantil da rede pública; 5) incentivo a geração de renda para mulheres através da criação e suporte com o apoio do Instituto Lojas Renner da “Oficina Peixe Boi e Arte”, grupo de artesãs que produzem e comercializam souvenires de peixe-boi em tecido.

Novos Horizontes

Ampliar o universo cultural das pessoas como forma de preservação das tradições locais e geração de renda. Esse desejo está na base dos projetos do Instituto Yandê na área de cultura. Alguns exemplos de ações práticas: 1) estímulo à produção do artesanato local através de oficinas com artistas e outros profissionais convidados; 2) realização periódica de eventos culturais e encontros para interação social; 3) valorização de datas nacionais e regionais importantes; 4) projeções públicas de filmes. 5) introdução à práticas solidárias, como a Feira de Trocas de produtos e serviços; 6) estimulo à criação artística através de oficinas e exposições de arte, em parceria com o grupo Aluga-se e apoio da Funarte.

Consciência Ambiental

Fonte de saúde e de sustento, a natureza é o mais precioso bem coletivo. Nossa região compreende algumas das mais ricas comunidades litorâneas brasileiras em recursos naturais. Daí a preservação do meio ambiente e a educação ambiental fazerem parte da pauta básica do Instituto Yandê através de ações como: 1) criação do Fórum Socioambiental da Costa dos Corais; 2) formação de parcerias com associações locais ligadas ao meio ambiente, assim como com o setor público, em busca de melhorias no desenvolvimento local sustentável (saneamento básico, combate ao desmatamento, queimadas, poluição de rios e praias); 3) criação do grupo de Jovens Protagonistas da Costa dos Corais; 4) cobrança de políticas sustentáveis para a preservação ambiental; 5) atividades de conscientização ambiental voltadas para turistas e moradores locais; 6) atuação como espaço exibidor do Circuito Tela Verde, uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente; 7) incentivo à prática do turismo e consumo sustentável através do Projeto “Jangadeiros da Rota Ecológica” realizado com o apoio da Fundação Toyota do Brasil e Fundação SOS Mata Atlântica.