R. Felisberto Ataíde, S/N, São Miguel dos Milagres, AL

Instituto Yandê lança, em Maceió, segundo documentário da série ‘Samburá’

Foto: Sayori Minato

Texto de Alexandre Barbosa

Após quase dois anos do início das gravações, o Instituto Yandê se prepara para lançar, no próximo dia 16 de abril, a segunda etapa do Projeto Samburá, uma série documental que busca conhecer e difundir as manifestações socioculturais presentes na região da APA Costa dos Corais, no litoral norte alagoano. O evento será realizado no Cine Arte Pajuçara, em Maceió, e a entrada é gratuita.

No curta-metragem são abordadas as formas de expressão e os modos de fazer presentes nos municípios de Maragogi e Japaratinga. Ao todo, foram realizadas 54 entrevistas na fase de levantamento de dados, entre modos de fazer, artistas, grupos, parteiras, rezadeiras e líderes religiosos que vivem na região.

Foto: Sayori Minato

A obra conta com depoimentos inéditos de mestres e mestras da cultura regional – alguns deles estarão também presentes no lançamento. “Transformou-se num símbolo de luta pela preservação dessas memórias”, relata Mariana Bernardo, cineasta responsável pela direção de toda a série documental e sócia colabora do Yandê.

Na programação de lançamento está previsto, além da exibição do filme, a realização de apresentações culturais, bate-papos com os fazedores de cultura daquela região, além da entrega de prêmios para os mestres retratados na obra audiovisual.

Related Posts

Leave a comment