Jovens participantes do projeto “Rota da Juventude”, promovido pelo Instituto Yandê, tiveram a oportunidade de participar da elaboração do Plano Plurianual (PPA), em Maceió, no dia 12 de junho, na Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas. A participação do grupo aconteceu após uma sequência de oficinas e encontros em que os jovens discutiram temáticas multifacetadas sobre cultura, educação, meio ambiente, política e desenvolvimento social.
Durante o evento, que contou com a participação de jovens de toda Alagoas, foram reunidos diversos segmentos da sociedade civil para ouvir as demandas e perspectivas da juventude. O PPA elaborado foi especificamente voltado para atender às necessidades e prioridades desse grupo, contemplando seis eixos de discussão, e é um instrumento crucial que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
A coordenadora do projeto Rota da Juventude, Mariana Bernardo, destacou a importância desse engajamento: “Através do Rota da Juventude, reunimos diferentes setores da sociedade civil para ouvir a voz dos jovens, suas demandas e aspirações. É uma iniciativa de extrema importância, e a participação dos jovens na elaboração do PPA é fundamental para direcionar recursos e ações governamentais às prioridades identificadas”, disse.
Os participantes do Instituto Yandê receberam elogios pela atuação e contribuição durante o evento. Eles foram acompanhados pelo biólogo e sócio colaborador do Yandê, Rafael Lustosa. Através dessa iniciativa, o Instituto Yandê e seus parceiros almejam direcionar recursos e ações governamentais conforme o que é estabelecido no PPA, garantindo um futuro mais inclusivo e promissor para a juventude alagoana.
Sobre o Yandê
O Instituto Yandê é uma Organização da Sociedade Civil que tem a educação, cultura e meio ambiente como tripé de atuação, criando e implementando projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região da APA dos Corais.
O Yandê tem o apoio do Movimento Bem Maior, Phomenta e Instituto Phi.