R. Felisberto Ataíde, S/N, São Miguel dos Milagres, AL

Instituto Yandê proporciona jornada de imersão comunitária, social e artística para jovens da Rota Ecológica de Milagres

Texto de Mácio Amaral

Em mais um projeto inovador e transformador na Rota Ecológica de Milagres, o Instituto Yandê tem proporcionado dias de atividades para jovens de 16 a 29 anos das cidades integrantes da região: São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Passo de Camaragibe. A iniciativa denominada “Rota da Juventude” promove oficinas transdisciplinares com o objetivo de discutir cidadania, empreendedorismo, educação, cultura, senso de comunidade e múltiplas temáticas transversais.

Ao todo, 30 jovens da região estão participando do projeto, que já recebeu profissionais de diversas áreas de atuação, como audiovisual, psicologia e economia, entre outras. A troca de conhecimentos é realizada a partir de metodologias participativas que valorizam as vivências, criatividade e realidade social de cada integrante.

A idealizadora, coordenadora do projeto e sócio colaboradora do Instituto Yandê, Mariana Bernardo, explica que os encontros são realizados quinzenalmente, todos com o propósito de fortalecer o repertório dos participantes para que eles sejam cada vez mais ativos na política pública local. “A ideia é que ao final do projeto, seja criado um comitê da juventude da rota ecológica, e que seja elaborada uma carta aberta, a ser levada ao poder legislativo dos municípios, com o objetivo de influenciar a elaboração de projetos de lei, mencionando alguns aspectos das demandas da juventude local”, diz ela.

Arte, política e transformação

Nos encontros, o Rota da Juventude já discutiu e vai discutir com os jovens os seguintes temas: saúde e integridade física e mental, identidade, etnias e sentido de comunidade, equidade de gênero, comunicação, política e direito ao sonho, empreendedorismo e economia criativa e cultura, natureza e patrimônio.

Ainda segundo Mariana, todos os encontros são realizados tendo a arte como aliada, independente do módulo trabalhado. “Já pintamos, desenhamos, dançamos e escrevemos. Essa é uma forma de incentivo ao desenvolvimento e fortalecimento da criatividade como escape dessas mazelas sociais. Temos o objetivo de instrumentalizar a arte para o fortalecimento do olhar crítico e construção de outras visões”, ressalta.

Mariana também destaca o envolvimento que os participantes tem demonstrado nos dias de ações. “Os jovens que estão presentes já estão muito engajados. Percebemos uma participação muito efetiva, todos trazendo e construindo o projeto conosco. O olhar crítico já está sendo muito perceptível, a partir das falas e posturas dos participantes, trazendo segurança e fortalecendo a autoestima deles. Já é nítida uma postura de mais alteridade e a expansão do olhar sobre novas possibilidades profissionais à frente”, disse.

Sobre o Instituto Yandê

O Rota da Juventude conta com o apoio da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Costa dos Corais. O Instituto Yandê é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que desde 2012 atua no desenvolvimento cultural, ambiental e educacional das cidades que integram a região da APA dos Corais.

O Yandê tem o apoio do Movimento Bem Maior, Phomenta e Instituto Phi.

Fotos: Victor Inojosa – Arte.Foto.Alma

Related Posts

Leave a comment